Efeito cimento queimado.

cimento queimado 3

Como fazer efeito de cimento queimado

O cimento queimado era, ao menos no passado, considerado um efeito simples e sem muito requinte para as paredes e cômodos. Mas com o estilo escandinavo ganhando o coração das pessoas e espaço em suas casas, o efeito de cimento queimado trouxe de volta o amor pelo básico, que não oferece menos e garante o mesmo requinte.
Um efeito tão lindo como esse parece difícil de reproduzir, mas não é. O termo queimado não tem nada a ver com fogo, o efeito em si não causa muita sujeira e não deixa espaço para fissuras ou trincas na parede. Que tal aprender a fazer e colocar a mão na massa?

Materiais necessários

Anote tudo o que você vai precisar para criar o efeito de cimento queimado:

Adesivo de alto impacto
• Cimento
Resina a base de água
Espátula
Lixa 220
Fita adesiva
Desempenadeira
• Jornais velhos ou plástico lona
Rolo de pintura

Primeiro passo

Ao escolher a parede onde será aplicada o efeito, use fita adesiva para demarcar os cantos das paredes adjacentes, para evitar que a aplicação sobre indevidamente sobre as laterais.
Misture cimento com adesivo de alto impacto até criar uma massa firme e leve, de forma que acabe com uma textura lisa para aplicação. A massa ficar consideravelmente mole é normal, o cimento misturado ao adesivo não endurece o bastante e o resultado final é um material maleável.

Segundo passo

Aplique a mistura de cimento e adesivo de alto impacto na parede com a ajuda da espátula na desempenadeira e espalhe a massa para que fique mais lisa possível.
Aplique a massa em toda a parede sem realizar pausas para deixar o efeito mais uniforme. A espátula é uma ótima ferramenta para “empurrar” a massa para cobrir lugares da parede que ainda não receberam a massa, principalmente os cantos, que são mais inacessíveis com a desempenadeira, por exemplo. Repita o processo até toda a parede ter recebido a massa.

Terceiro passo

A massa seca relativamente rápido. Então, caso perceba partes da parede com menos massa, aplique-a com a espátula para uniformizar o efeito.
A secagem total da parede dura cerca de 2 horas, mas pode depender do seu tamanho e do quão arejado o cômodo é. Dê o tempo necessário para a cobertura desse processo, aplique jornal ou lona para cobrir o chão e comece a lixar as deformidades da massa, alisando a parede por completo.

Final

Limpe a parede e elimine o pó utilizando um pano úmido e espere o cimento secar por completo, o que corresponde a mais ou menos 12 horas.
Aqui a parede vai ganhando sua forma final e começa a dar as primeiras indicações do resultado. Para impermeabilizar e dar um resultado ainda mais brilhante e bonito, utilize resina a base de água, passando-a pela parede já seca com um rolo para pintura. A resina precisa de mais 2 horas para secar completamente. Se quiser conferir ainda mais brilho para a parede, dê mais uma demão do material.

Agora é só aproveitar o efeito da sua mais nova parede. Industrial, robusto, diferente e absolutamente lindo.