Látex ou Acrílica?

latex ou acrilica

Tudo que devo saber antes de escolher a tinta certa!

Se você nunca comprou tinta na sua vida é provável que fique confuso na hora de escolher a tinta certa para sua reforma, a variedade de produtos e especificações são grandes, mas nenhum bicho de sete cabeças que você não consiga entender.

Estamos aqui para esclarecer suas dúvidas, simplificar a pintura da sua casa e te ajudar a tomar a decisão certa na hora de comprar tinta. Nesse post estaremos explicando as diferenças entre Tinta Látex e Tinta Acrílica, vantagens, desvantagens e quando utilizar cada uma. 

Primeiramente você deve saber que ambas são solúveis em água, isso significa que são menos agressivas ao meio ambiente e a saúde de quem manuseia. Também por esse motivo são mais fáceis de limpar, secam rapidamente e não possuem aquele odor forte de Tinta.

Agora vamos as especificações de cada tipo.

Tinta Látex

É uma das tintas mais práticas no mercado, preferida por muitos pintores por ser de fácil limpeza, menos respingos e uma boa cobertura. A Tinta Látex PVA, como também é conhecida, pode ser limpa apenas com um pano úmido e sabão neutro, dispensando buchas e muito esforço.
Esse tipo de tinta por ser solúvel em água é mais recomendada para Ambientes Internos como quartos, sala de estar, escritório, entre outros. Seu Acabamento é Fosco o que traz um aspecto elegante a aveludado na parede, evitando muito reflexo de luzes.
Possui um bom Custo x Benefício devido ao seu rendimento que chega até 380m² por demão, dependendo da marca. Na primeira aplicação deve ser aplicada duas ou três demãos com intervalo de 4 horas entre elas. Também tem boa durabilidade e pouquíssimo cheiro o que facilita a aplicação.

Tinta Acrílica

Outra Tinta muito popular no mercado é a Tinta Acrílica. Apesar de ser levemente mais cara que a Látex PVA a Tinta Acrílica tem maior durabilidade e resistência, isso porque sua fórmula contém resinas acrílicas, que as tornam mais resistentes a humidade e ao tempo.
Por ser solúvel em água, a tinta acrílica também é fácil de limpar, aplicar e possui pouco odor. Além disso, por causa de sua maior resistência a Tinta Acrílica é recomendada tanto para Ambientes Internos e Externos como para ambientes húmidos como banheiros, cozinhas e lavabos.
A grande diferença da Tinta Acrílica é que você pode encontra-la em diversos acabamentos: Fosco, Acetinado e Semi-Brilho, o que traz mais opções de decoração para o ambiente.