Prêmio Top de Marketing ADVB 2016

Uma jornada de 25 anos até nosso prêmio

Todos esses esforços e resultados deram à Tintas Verginia a honra de receber o prêmio Top de Marketing 2016 na categoria varejo exatamente no ano em que se completam 25 anos de caminhada. O prêmio foi publicado na Gazeta do Povo em uma matéria especial que mostra a diferença que a mudança de abordagem de campanha faz no sucesso da empresa.

Ele é reflexo do trabalho de cada um dos 200 funcionários divididos entre as mais diversas áreas da empresa, seja a de logística, financeira, contabilidade, RH, administração, vendas, entre outras que só tornam o amor pela Tintas Verginia um valor passado de colaborador para colaborador em todos esses anos.

Em 2017, mais passos em direção a esse direcionamento estratégico serão dados e o objetivo é que mais clientes possam ser impactados por esse jeito novo de vender e oferecer soluções nesse mercado tão competitivo.

Peças Premiadas

História

O grupo Tintas Verginia foi criado em 1991 em Curitiba, no Paraná. Atualmente, trabalha como revendedora de tintas na capital e região metropolitana.

É considerada uma das maiores revendedoras de tinta do Sul do Brasil, contando com mais de 20 lojas, um centro de distribuição e uma indústria de marca própria onde produz itens como tintas, revestimentos e massa corrida.

Contém mais de 200 funcionários e 4000 produtos em seu mix entre tintas imobiliárias, automotivas, industriais e acessórios para pintura.

O principal objetivo estratégico da Tintas Verginia é promover seus serviços com foco nos colaboradores, no atendimento ao seu cliente e na excelência operacional.

Conquistas

Ao longo de seus 25 anos, a Tintas Verginia cresceu e desenvolveu sua linha de serviços, melhorandoseu atendimento e aumentando sua linha de produtos.

Por conta disso, em 2006 criou sua marca própria de itens para pintura como massa corrida, grafiato, textura e selador.

Em 2014 ultrapassou o número de 20 lojas em Curitiba e Região Metropolitana e passou a oferecer serviço de entrega agendado. No ano seguinte, reformulou sua marca, recebendo um novo logo para simbolizar seu sucesso.

Objetivos

No mercado onde a Tintas Verginia está inserida é muito comum a prática de preços baixos para atrair clientes e conquistar vendas.

Ou seja, é um setor marcado por pouca inovação e geração de valores para os consumidores, mesmo com a mudança sendo um diferencial frente aos concorrentes que oferecem os mesmos produtos e serviços.

A partir desses desafios, surgiram algumas perguntas que iriam nortear a solução para os problemas enfrentados no setor:

  • Como concorrer contra outras empresas que possuem verbas publicitárias isoladas 10x maiores do que a Tintas Verginia?
  • Como fazer diferente e sair da disputa do setor por preços baixos e mesmo assim continuar crescendo com rentabilidade e atração de novos clientes?
  • Qual deve ser o novo posicionamento da empresa?
  • Qual será nossa proposta de valor?
  • Quais e quem são realmente nossos clientes?
  • O que os clientes desejam encontrar na hora de comprar tintas?
  • O que podemos oferecer a mais para que o preço não se torne fator de decisão na hora da compra?

Com base nestes desafios, a Tintas Verginia colocou em prática um plano de ação para solucionar esses problemas e continuar seu sucesso.

Estratégias

Pensando nisso, a marca investiu seus esforços para mudar o panorama do setor e criar um novo posicionamento para si que fosse focado em serviços e atendimento especializado: aspectos completamente divergentes do caminho seguido pelo mercado onde atua.

Dentre esses esforços estão uma análise minuciosa de seus concorrentes e do mercado como um todo, planejamento acerca das opções e objetivos propostos pela marca, bem como seus resultados e situação interna.

Dessa inteligência macro e microambiente, surgiram estratégias e ações que visassem melhorar tudo aquilo que era oferecido pela empresa e que servissem de trampolim para um desenvolvimento incansável.

A partir daí a Tintas Verginia passou a promover consultoria de vendas e oferecer soluções para seus clientes em diversas outras necessidades, como a pintura automotiva e industrial, além da imobiliária.

Com uma publicidade harmônica e que relaciona características do produto com sensações, bem-estar e experiências do diaadia, foi possível trazer inovação para um mercado já estagnado com soluções que diminuíam o preço, mas não melhoravam a satisfação do consumidor em relação aos seus desejos.

Soma-se a essa mudança, uma demonstração ainda mais fiel da empresa, das suas lojas, frota, logística, infraestrutura, diferenciais e tudo o que são capazes de oferecer.

Além disso, os objetivos financeiros e operacionais da Tintas Verginia tiveram um papel fundamental nessa estratégia, promovendo suas ações e desempenho para continuar oferecendo um preço competitivo sem prejudicar a marca.

Resultados

Os resultados dessa nova perspectiva de mercado promovida pela Tintas Verginia foram bastante expressivos, podendo ser observados no crescimento das vendas mesmo em período de crise e nos bons resultados comparados com os números do mercado em geral. Confira alguns dados:

  • A Tintas Verginia obteve um aumento de 5% nas vendas, enquanto o comércio varejista sofreu decréscimo de 6,7% e o comércio de materiais de construção sofreu queda de 12,9% (Fonte: PMC, Adaptação: NE&PE/GS&MD – Gouvêa de Souza)
  • Houve um aumento de 7,9% no ticket médio em relação ao ano anterior. Enquanto em 2015 o valor era de R$126,09, em 2016 tornou-se R$136,06.
  • A taxa de rejeição do site da Tintas Verginia diminuiu aproximadamente 15%. De 51,8% em 2015 foi para 36,9 em 2016 (Fonte: Google Analytics).
  • O número de likes da página do Facebook subiu 99%. Subiu de 19.653 para 39.213 curtidas.
  • Feedback positivo e elogios por parte de clientes, fornecedores e colaboradores com relação às campanhas veiculadas.